Uma notícia para o "campo da Agroecologia"


A ONU realizará, dias 21 e 22 de junho em Bruxelas, um seminário internacional com o tema/título: "As contribuições do enfoque agroecológico para satisfazer as necessidades alimentares mundiais em 2050".

O objetivo do evento é "fazer um balanço do potencial do enfoque agroecológico para enfrentar o desfio mundial de segurança alimentar no contexto atual de crise ecológica, econômica e climática".

A pergunta básica, orientadora para o evento, é: como ampliar este modelo de desenvolvimento rural/agrícola? É importante destacar que o documento de convocação do seminário reafirma a necessidade urgente de conversão da agricultura convencional para agriculturas baseada na Agroecologia e diz que a questão já não é quando, mas como? Além dos convocantes do evento coordenado por Oliver De Schutter (Relator Especial sobre Direito à Alimentação da ONU), estão convidados 25 profissionais da área, de vários países, além de 3 representantes da Via Campesina - da Ásia, América Latina e África. Do Brasil estão convidados Cláudia Schmitt (CPDA - UFRRJ) e Francisco R. Caporal (MDA- SAF- DATER).

O reconhecimento da Agroecologia como ciência capaz de contribui para a superação das crises ambiental, climárica, de alimento, econômica e social, constitui-se num passo importante para a construção de política públicas concretas que impulsionem a transição da agricultura agroquímica insustentável e responsáveis pelas crises atuais na direção de agriculturas de base ecológica, com estabilidade de produção e produtividade, mais resiliência frente aos impactos do cambio climático e capaz de gerar ocupações no meio rural com a produção de alimentos sadios.

Mais informações: www.srfood.org

Fonte: GAE- Grupo de Agricultura Ecológica - UFRuralRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua vibração!! Jah Bless!